domingo, 25 de dezembro de 2011

Dicas de filmes!



BOA NOITE LEITORES,

Neste feriado do nascimento do Menino Jesus, venho desejar à todos muitas alegrias, paz, saúde e amor! Que a esperança e força do Jesus Cristo esteja conosco sempre!

E também aproveito para deixar algumas dicas de filmes que assisti no finalzinho desse ano!

Que venha 2012!

Good movies!











sábado, 17 de dezembro de 2011

Boas Vibrações para 2012!

Boa noite leitores,

Quero compartilhar com vocês uma rápida reflexão já que estamos quase nos despedindo de 2011 e um novo ano começa em breve! Leiam e busquem ser mais fortes, positivos e confiantes em suas vidas!

Enjoy it:



Muitas vezes nos sentimos fracos, inúteis, perdidos, vencidos, tristes, solitários; enfim aquelas sensações de angústia, impotência diante dos desafios e desestimulados por viver. Nessas horas o ideal é não se preocupar tanto com os problemas e tentar ver a vida como um desafio maior e que vale a pena.
É muito importante que vivamos cada dia intensamente, pois outros dias virão, mas aquelas pessoas e sentimentos talvez não. Então, procure pensar, sentir e fazer coisas boas, tanto para você quanto para os outros. Não guarde mágoas e não seja vingativo, ser humano é saber perdoar.
Seja você mesmo sempre, tente encontrar a felicidade nas coisas simples. Ame, sorria, chore, cante, dance, lute, ajude etc. Ser humilde com você mesmo e com os outros é uma grande virtude!
Permita-se aprender, tentar e errar, pois todo erro é um novo aprendizado e experiência adquirida.Viva sua vida e não preocupe tanto com a vida dos outros. Cada ser humano é um novo mundo que deve ser respeitado.
A arte de saber viver é simples, nós é que às vezes optamos por escolhas complicadas e perigosas; não simplesmente por querermos, mas por ainda não nos conhecermos o suficiente e portanto sobre o que queremos ser!
Viva o presente e planeje o futuro, pois todos nós temos direito de sonhar. Tudo é possível quando acreditamos e temos fé em algo maior que nosso plano.
Ame-se e depois aprenda a amar os outros. E pode acreditar......tudo vale a pena quando se É FELIZ!


Autoria: Luênia Tavares (2011)

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Impactos Ambientais de Hidrelétricas!

Google Earth mostra o impacto das barragens hidrelétricas em rios, pessoas e no clima

Marina Franco 
Toda forma de produção de energia, mesmo que limpa, causa um impacto no meio ambiente, nas pessoas que vivem em seu entorno e na economia. Não é porque a geração a partir do sol, vento ou da água não emite gases do efeito estufa que ela está livre de causar efeitos negativos.
Se você tem muitas dúvidas sobre o tema, eis uma boa notícia! O Google Earth se uniu às organizações International Rivers* e Friends of the Earth* para disseminar mais informações e estimular o debate. A iniciativa oferece simuladores que analisam como as barragens hidrelétricas transformam a lógica do clima, os ecossistemas dos rios e interferem na vida das pessoas – principalmente as que dependem diretamente dos rios para a sua sobrevivência. Tudo isso relacionado às previsões de mudanças climáticas.
Os arquivos executados pelo programa estão disponíveis para download – você os encontra no final deste post do Google Lat Long Blog. Eles mostram como as transformações do climaafetarão os fluxos dos rios da África, da Amazônia e daqueles alimentados pela geleira doHimalaia. O comprometimento da segurança das barragens previstas nesses locais é apenas um dos problemas. Na Amazônia, os reservatórios de água poderiam, até, causar mais poluição: com o alagamento da floresta, a matéria orgânica perdida se decompõe e emite metano, um dos gases do efeito estufa.
No vídeo abaixo – clique em cc para legendas em português- você pode participar de um tour mundial – com os dados e simulações do Google Earth – pelos principais lugares do mundo onde mais barragens serão construídas. A narração é de Nnimmo Bassey, presidente do Friends of the Earth:
Essa é apenas uma visão do que se deve levar em conta quando se discute a instalação de novas hidrelétricas, principalmente porque não engloba uma comparação de impactos, custos e eficiência em relação a outras fontes de produção. Perfeito em tempos de polêmicas sobre a construção da hidrelétrica de Belo Monte e de outras tantas que veem por aí. Que bom seria se o Google simulasse os impactos de usinas solares e eólicas, que poderiam complementar – e não substituir – a energia produzida por hidrelétricas, não é mesmo?
Você ainda é a favor da Belo Monte???????

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Música para quê?

Comer dá prazer e também tem uma utilidade óbvia. Sexo é bom, claro, e quem pratica sempre pode pensar que está garantindo a continuidade da espécie. Mas e a música, para que serve? Depois de trabalhar com Joni Mitchel e a banda Grateful Dead, o produtor Daniel Levitin resolveu tentar responder a essa pergunta. Hoje, ele é professor da McGill University, em Montreal, e uma referência mundial em termos de percepção e cognição da música. Em seu livro This Is Your Brain On Music (“Este é o Seu Cérebro Com a Música”, sem versão em português) Levitin explica que a música atua no cérebro de uma forma muito parecida com comida e sexo – e, assim como eles, também é muito útil.


Afrodisíaco
De todos os estilos musicais, o rock é o que tem mais apelo sexual. “Se as mulheres pudessem, elas engravidariam de astros do rock”, ele explica. “Algo neles sugere criatividade, flexibilidade de corpo e mente e talento para expressar emoções.”
Antidepressivo
Som é um fenômeno psicológico. As canções ativam o lobo frontal, produzem dopamina e atuam no cerebelo, que é capaz de se sincronizar no ritmo da música – o que provoca prazer.
Evolutivo
Todos os povos, de todas as culturas, de todos os tempos nos últimos 36 mil anos, fazem e ouvemmúsica. Além de reforçar a coesão social, ela desenvolve a capacidade cognitiva. “Para um cérebro, amúsica é uma brincadeira”, diz o autor.
This Is Your Brain on Music: The Science of a Human Obsession
Daniel Levitin. Editora Dutton, EUA, 2006, US$ 25
Então gente, o que vocês estão esperando para curtir suas músicas preferidas em alto e bom som? Cante e dance! Seja feliz!
♫Please don´t stop the music♪

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Reação ao texto de Peter Berguer “O Dossel sagrado: elemento para uma teoria sociológica da religião”. Capítulo 1(Religião e construção do mundo).

Boa noite leitores!

Nesta noite trago mais uma reação sobre o sentido da Religião no processo de formação do ser humano. Com algumas "pinceladas" nos sentidos de exterioridade, interioridade e objetivação do desenvolvimento humano na sociedade!

Boa leitura:



Em seu texto, Berguer, pretende relacionar a religião humana com a construção humana do mundo. Concordo com o autor quando diz que “a sociedade é produto do homem e a de que o homem é produto da sociedade”, pois não pode haver realidade social sem o homem, como também não pode haver a formação de um indivíduo sem a intervenção da sociedade.
            O processo dialético da sociedade consiste em três momentos: a exteriorização, a objetivação e a interiorização. É através da exteriorização que a sociedade é um produto humano. O ser humano é exteriorizante por essência; quando nasce o organismo humano ainda está inacabado e se encontra em um mundo que precede sua existência.
Sempre o ser humano procura o equilíbrio com seu corpo e com seu mundo. E esse mundo é a cultura, que pode ser entendida como produto da própria atividade humana. Por ser um animal social, o homo sapiens, quando constrói seu mundo, toma esse empreendimento com um caráter coletivo.
A objetivação é responsável por tornar a sociedade uma realidade. O autor explica que a “matéria de que a sociedade e todas as suas formações são feitas são os sentidos humanos externados na atividade humana”. A pesar da cultura se originar nas consciências subjetivas, ela subsiste fora da subjetividade do indivíduo, como um mundo, e esse mundo atinge o caráter de realidade objetiva.
A vida só é objetivamente real ao próprio indivíduo e a toda a sociedade porque está inserida no interior do mundo social, o qual tem caráter de realidade objetiva. Os papéis sociais representam a força coercitiva que a sociedade exerce sobre os indivíduos e além disso você precisa ser você mesmo.
A interiorização é responsável pelo homem ser um produto da sociedade. Este processo pode ser entendido com a reabsorção na consciência do mundo objetivado de tal maneira que as estruturas deste mundo vêm a determinar as estruturas subjetivas da própria consciência. O indivíduo é socializado para ser uma determinada pessoa e habitar um determinado mundo.
A realidade subjetiva do mundo depende da continuidade que lhe é dada. O mundo social não é possivelmente absorvido pelo indivíduo, e sim apropriado ativamente por ele. O indivíduo é responsável por replicar o mundo que o formou e desse modo continua a mantê-lo como realidade.
A sociedade é responsável pela ordem e sentido da vida, por isso quando o indivíduo perde a conversação com o mundo social ele se torna doente; pois ele perde seu “espelho”, não mais se reconhece, nem ao mundo que vive.
 “A religião é o empreendimento humano pelo qual se estabelece o cosmos sagrado”, diz Berguer. O cosmos transcende ao mesmo tempo que inclui o homem. Ao enfrentar o sagrado como realidade, o homem coloca sua vida em ordem e dotada de sentido. A religião representa o grau mais alto de exteriorização do homem pela infusão, dos seus próprios sentidos pela realidade.


domingo, 20 de novembro de 2011

Outras frases perdidas!

Boa noite!!!!!!!

Que tal mais algumas frases, porém, deste ano de 2011? Estas também foram feitas por acaso, no calor da emoção ou mesmo porque não tinha o que fazer "rsrsrsrsrsrsrs"

Leiam e podem copiar:




Não adianta fazer nada perfeito, isso nunca vai está perfeito, nem para você, nem para os outros!

Numa tempestade de dúvidas, se abrigue e se fortaleça no seu coração; ele é mais forte do que você imagina!

Quando você quer as coisas não acontecem, já quando você nem lembrar mais, tudo acontecerá!

Apesar de não podermos escolher nossos pais, podemos escolher a forma como tratá-los. Ame-os, pois eles são únicos e mortais!

Não tente perceber nos outros, seus defeitos; mas sim suas virtudes. Pois aprendemos a conviver com defeitos, mas não sem as virtudes!

A vida é feita de escolhas. Não se lamente caso faça a escolha errada. Sempre há uma segunda chance!

Muito pior do que ser ferido no corpo é ser ferido na alma; pois esses sentimentos feridos, nunca ou raramente cicatrizarão!

Tudo na vida tem sua hora certa para acontecer. A penas esteja atento para não deixar as oportunidades passarem despercebidas!

Sabe quando seu coração está cansado da solidão? Pois é, o meu se encontra assim!

Tentando ver e viver a vida com cores sutis e sabor de alegria!

Beijinhos!!!!!!!!

sábado, 12 de novembro de 2011

DICAS DE CDS PARA OUVIR EM ALTO E BOM SOM!

Oi Galerinha!

Este ano ouvi muita música boa até agora! Quem me conhece sabe que 70% ou 80% do que ouço é internacional, então não ache estranho se nesta lista só tiver um ou dois cds nacionais.

Aí vai:

1 I´m with you (Red Hot Chili Peppers)

2 Doo Hops and Hoolingans (Bruno Mars)

3 Loud (Rihanna)

4 Hands all over (Maroon 5)

5 Adele 21 (Adele)

6 Goodbye Lullaby (Avril Lavigne)

7 Humanity Hour (Scorpions)

8 The greatest singles (Lady Gaga)

9 Madison Squar Garden (Ivete Sangalo)

10 Ao vivo na Ilha da Magia (Exaltasamba)

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Dicas de Filmes!

Boa noite queridos leitores!


Trago algumas dicas de filmes, principalmente de suspense e terror! Espero que curtam!

Aí vai:














Dica para assistir online: Tv supremo!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Reação ao texto de Michel Serres. “Variações sobre o corpo”.

Oi queridos leitores!


Já fazia algum tempinho que não tinha postado mais minhas reações de texto do curso de Ciências Sociais!Hoje trago uma bem interessante que aborda o aprendizado através do corpo e suas alterações durante nossa vida.


Acredito que para quem admira o corpo humano e se permite conhecê-lo (por exemplo, através da dança), vai gostar do que escrevi.


E deixo mais uma frase minha: Quando dançamos liberamos energia e emoções advindas da alma! (Luênia, 2011).






Quando SERRES aborda “Dos cinco sentidos à cultura” ele utiliza a frase dos Iluministas, que diz: “nada existe no intelecto que primeiramente não estivesse nos sentidos”. Nisso compreende-se que o caminho dos sentidos em busca do entendimento provoca o desaparecimento do corpo, ele seria apenas um condutor desses sentidos. Subentende-se que para conhecer não é necessário “corpo”. Acredito que os sentidos necessitem do corpo e vice-versa, pois sem meu corpo, não sentiria e sem meus sentidos não teria um corpo vivo.
Como bem coloca o autor, “a origem do conhecimento, e não somente a do conhecimento intersubjetivo, mas também do objetivo, reside no corpo”. É como se o “saber” fosse herança de outros “saberes”, quando ensinamos, relembramos e expomos esse saber, o fazemos crescer, ou seja, ensinando aprendemos mais. O corpo possui uma presença cognitiva própria e a imitação é uma atividade sensorial, que tem seu resultado nos gestos.
No início de nossas vidas e posteriormente, sempre estamos aprendendo e sentido emoções, através dos outros. Experimentamos, imitamos e aprendemos e assim crescemos. É interessante quando SERRES coloca que a “oposição é a melhor forma de imitar e que a imitação, ao contrário, transforma-se rapidamente em conflito: se você se opõe, você copia”. O conhecimento fiel a imitação terá o conflito como acompanhante.
Concordo com o autor sobre a aprendizagem. É verdade que o número de coisas que aprendemos é muito maior do que podemos dominar; também compreendemos mal aquilo que nos é mal explicado. Primeiro nós aprendemos sem compreender para só depois compreender. A inteligência é muito mais complexa; realmente sabemos mais daquilo que não sabemos e sabemos mal o que realmente sabemos. A compreensão depende mais da capacidade de evoluir do que da explicação e conseqüentemente o saber mergulha no corpo e dele aparece novamente já compreendido.
O corpo possui memória própria, a ponto de reproduzir mais rapidamente do que assimila; como bem coloca o SERRES, “o corpo imita, armazena e lembra”. O corpo adquire o saber e faz, porque imita as coisas diretamente.  Na perspectiva de SERRES, perdemos o corpo que nos servia de suporte, ou seja, com a escrita, nos tornamos insensíveis a qualquer outro tipo de suporte.
O corpo corre perigo ao ensinar para conseguir atenção. Durante seu mergulho no saber, que o ultrapassa, ele corre o risco de perde-se. Para SERRES, o conhecimento deve servir para cuidarmos das coisas e do mundo e para acabar com o conflito que nos opõe a ele. Seria uma ética natural, nos aceitarmos como algo natural que necessita deste mundo para conhecê-lo e viver.
A imitação é o que torna o corpo adaptável e indefinidamente flexível às mudanças. Ela inicia o conhecimento, que entra no corpo, tornando-o flexível e ativo. Enfim, o pensamento propicia a saúde e quando os dois conversam com sua irmã, a imortalidade, está buscando formas de aprendizado que possam fazer da vida algo mais feliz e admirável.

By Luênia 2008.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Revelando algumas frases perdidas!

Oi Galerinha!!!!!!!!


Tô de volta e hoje vou postar algumas frases de minha autoria. Acho que desde o ano de 2010 que além de poesias tenho também feito algumas frases (pensamentos rápidos). Acredito que essa nova inspiração tenha sido por causa do meu vício do Twitter. Já tenho um número considerável de frases, mas hoje vou postar apenas dez delas.

Os temas são os mais variados possíveis, até porque não paro para escrever frases, o que me vem na cabeça naquele momento é aproveitado.

Confiram e curtam:




  • Ame os animais e as plantas, como você ama sua família; pois todos fazemos parte de um mesmo mundo e todos temos direito à vida!
  • Pense em coisas boas e atraia coisas boas para si e para seu pequeno universo!
  • A vida é melhor, quando se ama viver!
  • Nuca viva a ilusão de uma vida que não é sua. Seja mais você, se mostre, se ame e faça acontecer. Só assim você viverá a verdade da vida!
  • Nunca digas que a vida e curta, pois curto é o tempo que você dedica para vivê-la!
  • O respeito a qualquer forma de vida é um dos atos mais sublimes que o ser humano pode fazer por toda sua vida!
  • Aqueles que buscam a verdade nas coisas, jamais encontrarão, pois a verdade está dentro de nós, nos nossos valores e princípios!
  • Sempre que estiver triste, lembre-se de que há sempre alguém tentando fazer você sorrir!
  • O verdadeiro sentido da vida, está naquilo que somos, sentimos e doamos e não naquilo que temos!
  • Traga para si tudo que deseja, um dia seus sonhos serão realizados, acredite em você!

Autoria: Luênia Tavares (2010)

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

15/10: Dia do Consumo Consciente

Boa noite,


Segue reportagem sobre "Consumo Consciente" do site: http://planetasustentavel.abril.com.br







Em 1995, a ONU definiu, em relatório oficial da Comissão de Desenvolvimento Sustentável, queconsumo sustentável é o ato de "usar serviços e produtos que respondem às nossas necessidades básicas e trazem a melhoria da qualidade de vida, ao mesmo tempo em que reduzem o uso de recursos naturais e materiais tóxicos, a produção de lixo e as emissões de poluentes" e ainda alertou: "Se continuarmos poluindo, desperdiçando matérias-primas e causando desequilíbrios fatais ao meio ambiente, a partir da forma como consumimos, nossos descendentes não sobreviverão". 

Mais de 15 anos após essa declaração, reflita um pouco a respeito da sua postura enquanto consumidor: você está, realmente, consumindo apenas o necessário ou tem sua parcela de culpa na escassez de recursos naturais e no aumento do lixo e da emissão de poluentes no planeta? 

Neste sábado, 15/10, comemora-se em todo o Brasil o Dia do Consumidor Consciente. A data foi instituída, em 2009, pelo Ministério do Meio Ambiente, com a intenção de conscientizar os brasileiros a respeito dos problemas socioeconômicos, ambientais e políticos que estamos causando no país por conta dos padrões de produção e consumo insustentáveis que adotamos. Então, que tal aproveitar a data para repensar seus hábitos e mudar de postura? Para ajudar, confira abaixo dez dicas de consumo consciente do Instituto Akatu - ONG brasileira, criada em 2011, especializada no tema. 
1- PLANEJE SUAS COMPRAS Um terço dos alimentos perecíveis que compramos no supermercado vão direto para o lixo. A atitude, além de gerar um desperdício de R$ 1 milhão de reais ao longo da vida, aumenta a produção de resíduos sólidos. No Brasil, o lixo que produzimos anualmente é suficiente para construir uma muralha de 4 metros de altura ao longo de todas as praias brasileiras. A melhor maneira de evitar tanto desperdício é planejar nossas compras e avaliar, antes de sair de casa, o que realmente precisamos. 
2- RECICLE E REAPROVEITE Cada brasileiro gera, do berço ao túmulo, cerca de 25 toneladas de lixo, mas boa parte desses resíduos não precisa ter a lixeira como destino final: muitas vezes, o que consideramos lixo pode ser reaproveitado ou reciclado. Basta se informar a respeito do assunto e mudar a mentalidade. Além de contribuir para a redução da produção de resíduos, ainda ajudamos a Prefeitura a economizar nos gastos para coleta e tratamento de lixo - e esse dinheiro pode ser aplicado em melhorias para outras áreas, como saúde e educação. 
3- RECUSE SACOLAS PLÁSTICAS Cada brasileiro descarta, por ano, cerca de 75 sacolas plásticas. Se juntarmos todas as sacolinhas que foram jogadas fora pela população do país nos últimos 12 anos, é possível formar uma pilha de 700 km de altura - quase a distância entre São Paulo e Florianópolis. Cada um desses sacos plásticos leva 400 anos para desaparecer e, ainda, atrapalha a decomposição do resto do lixo que está no aterro. Por isso, opte por sacolas retornáveis quando for às compras. 
4- ECONOMIZE ÁGUA Ninguém está pedindo para você deixar de usar o recurso, mas sim para usá-lo com consciência. Na hora de escovar os dentes, por exemplo, não custa nada fechar a torneira quando não estiver usando a água. Se todos os brasileiros adotarem essa postura, a água economizada em um mês equivalerá a toda a água que cai das Cataratas do Iguaçu durante um dia e meio. Além de evitar o desperdício do recurso, ainda dá para economizar na conta do fim do mês. 
5- NÃO JOGUE O ÓLEO DE COZINHA NA PIA Ao jogar um litro de óleo de cozinha pelo ralo da pia você está contribuindo para a contaminação de até 25 mil litros de água - sem contar que está correndo o risco de provocar entupimentos no encanamento de casa ou na rede de esgoto. A melhor maneira de se desfazer do óleo de cozinha é colocá-lo em garrafas PET e entregá-las para reciclagem em entidades especializadas. 
6- DÊ UM DESTINO CORRETO AO LIXO ELETRÔNICO Celulares, TVs, CDs, computadores, micro-ondas, câmeras digitais, MP3s e tantos outros artigos eletrônicos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, se descartados no lixo comum. Se os produtos ainda estiverem funcionando, procure doá-los, caso contrário, descarte em pontos de coleta de lixo eletrônico.
 7- COMPRE MADEIRA CERTIFICADA Cerca de 70% da madeira retirada, ilegalmente, da Amazônia fica no Brasil e é utilizada, principalmente, pelos setores moveleiro e da construção civil. A maneira mais eficaz de quebrar esse ciclo é parar de comprar madeira proveniente do desmatamento. Portanto, exija madeira certificada na hora de construir e decorar - de quebra, você ainda contribui para a redução do aquecimento global.
 8- CARNE, SÓ DE ORIGEM LEGAL A pecuária é outra grande responsável pelo desmatamento da Amazônia. Atualmente, a criação de gado é a atividade que mais contribui para o aquecimento global no país, sendo responsável por mais de 60% das emissões brasileiras de gases causadores do efeito estufa. Por isso, dê preferência a supermercados e açougues que informam a origem da carne que comercializam e garantem que ela não é proveniente de áreas desmatadas. 
9- OPTE POR PRODUTOS LOCAIS Produtos fabricados na região em que você mora percorrem uma distância menor até o supermercado e, portanto, são responsáveis por menos emissões de CO2. Além disso, frutas, verduras e legumes chegam ao destino final mais frescos para consumo. 
10- DESLIGUE O COMPUTADOR Se, apenas, 1% dos brasileiros desligar o PC, todos os dias, só na hora do almoço, em um ano evitaremos a emissão de carbono equivalente a 80 mil carros, movidos a gasolina, viajando entre São Paulo e Rio de Janeiro. Não custa nada desligar o aparelho não só na hora do almoço, mas quando você se afastar por mais de 15 minutos para realizar outra atividade, certo? 

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Boa Tarde!!!!!!


Hoje é Dia das Crianças! Na minha pequena trajetória como poetisa, ainda não fiz nenhuma poesia em homenagem a estes pequenos seres do bem; mas encontrei na internet essa, que retrata muito bem o que gostaria de dizer sobre elas!


Aproveitem seu dia e sejam sempre felizes (Crianças, kids, niños etc)!!!!!!!!


Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias, Sorrisos e brincadeiras.
Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar. 
Ser criança é acreditar num mundo cor de rosa. Cheio de pipocas 
Ser criança é olhar e não ver o perigo. 
Ser criança é sorrir e fazer sorrir. 
Ser criança é chorar sem saber por que.
Ser criança é se esconder para nos preocupar. 
Ser criança é pedir com os olhos. 
Ser criança é derramar lágrima para nos sensibilizar. 
Ser criança é isso e muito mais. 
É nos ensinar que a vida, apesar de difícil, Pode tornar-se fácil com um simples sorriso. 
É nos ensinar que criança só quer carinho e afeto. 
É nos ensinar que, para sermos felizes, Basta apenas olharmos para uma criança.


Autor desconhecido!!!!!!!

domingo, 9 de outubro de 2011

Lembranças!!!!!!!!!!

Boa noite!!!!!!!

Já faz um tempinho que não postei mais minhas poesias, hoje resolvi pôr mais uma aqui! Espero que curtam!!!!
Essa é do ano de 2009, tem uma linguagem introspesctiva, mas que ao mesmo tempo relata lembranças sociais!!!!



Lembro do que fui
Do que não fui..........
Do que não sou...........
Mas, não lembro que sou.


Lembro da minha infância
Das brincadeiras.............
Dos que brincavam..........
Mas, não lembro de mim.



Lembro dos meus amigos
Das conversas..........
Daqueles que sorriam.........
Mas, não lembro se sorria.



Lembro da minha família
Das tristezas e alegrias..........
Daqueles que me amavam........
Mas, não lembro se amava.



Lembro de tudo e de todos
Dos que existem.............
Dos que não mais existem.........
Só não lembro de mim..........
Pois nunca existi!!!!!!!!


Autoria: Luênia Tavares (2009).

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dia Mundial dos Animais!!!!!!

Boa tarde,


Hoje dia 04 de outubro é comemorado mundialmente o Dia dos Animais!Não poderia deixar passar em branco aqui no blog essa data, pois sou totalmente apaixonada por todos os animais, os considero seres puros, inocentes e que amam incondicionalmente.


Portanto, lendo a revista Super Interessante que traz uma reportagem especial sobre os animais, decidi colocar aqui um artigo de lá, bem "interessante" sobre o novo conceito político do "Direito dos Animais". 




Confira:



Há mais de 10 000 anos, o ser humano já era o que é hoje: um animal. Um animal diferenciado, mas um animal. Um predador com armas poderosas, capaz de criar e destruir como nenhum outro habitante do planeta. Aí o homem aprendeu que podia domesticar outros animais para seu próprio benefício e companhia. E estabeleceu uma relação de dominação, mas com respeito. Civilizações avançadas – a egípcia, por exemplo – adoravam animais como representantes dos deuses na Terra!
Porém, na medida em que evoluiu, a civilização humana passou a tratar mal os outros animais. Muito mal. O pensador René Descartes, no célebre ensaio Discurso do Método (1637), declarou que os animaiseram como máquinas, mecanismos sem alma nem dor. Já viramos o século 21 e essa lei absurda continua vigorando. Animais, em geral, ainda são considerados seres “inferiores”, “irracionais”, que devem existir apenas para nosso desfrute.
Espaço Vital
O homem está ocupando terras que não lhe pertencem. Sem limites para se reproduzir, os humanos criam infernos urbanos devorando ecossistemas, vazando óleo, queimando florestas, caçando e pescando como se animais surgissem do nada e não tivessem fim. Um caso altamente simbólico ocorre com os gorilas-da-montanha, que até já viraram astros de um filme com Sigourney Weaver. Cercados de massas de miseráveis, caçadores clandestinos e exércitos terroristas, os últimos 400 exemplares dessa sofisticada espécie tentam hoje sobreviver num único parque da África central. A questão: os seres humanos têm de ocupar TODOS os espaços do planeta? Não podem deixar uma única montanha para os gorilas?

Exploração Econômica
Existe um limite entre transformar um animal em fonte de renda e tratá-lo como uma simples mercadoria. Os mais chocantes exemplos ocorrem no extremo Oriente. Em restaurantes do Japão, da China, da Coréia e de Taiwan, cães são lentamente torturados até a morte para que consumidores possam saborear suas carnes regadas a doses brutais de adrenalina. Em fazendas chinesas, ursos passam a totalidade de suas vidas – 40 anos de dor – deitados entre as grades de gaiolas apertadíssimas, com um tubo enfiado no fígado para a “coleta de bílis” – que os orientais consideram “medicinal”. Tigres estão sendo exterminados para que seus pênis sejam transformados em “chá afrodisíaco”. São exemplos dramáticos, mas que ilustram a que ponto os seres humanos levam essa idéia absurda de que são senhores absolutos da natureza. Os mares e oceanos estão sendo esquadrinhados por redes gigantescas, com quilômetros de extensão, que matam tudo o que encontram pela frente.
Nas fazendas, os humanos tiraram os animais da pecuária e os transformaram em objetos industriais. O pensamento de Descartes continua reinando em criadouros onde galinhas não podem dormir nem se mexer, apenas engordar até o abate em plena juventude. Bezerros são tirados das mães, trancados em cubículos de cimento e obrigados a passar seus poucos meses de existência no escuro, tendo leite em pó como única fonte de alimentação. Essa existência imóvel e sem sol termina com um choque na cabeça. O bezerro vira baby beef, artigo de luxo em açougues e churrascarias.
Como todos já sabem, a doença da vaca louca surgiu quando criadores europeus alimentaram seus bovinos com carcaças de animais, obrigando bois e vacas a romper com milênios de evolução para se tornarem canibais. É a conseqüência da busca de máxima rentabilidade sem o mínimo de ética.

Respeito
Michelangelo já dizia, em pleno século 16, que, enquanto os homens não aprendessem a respeitar osanimais, não saberiam respeitar a si próprios. Neste início de século 21, um novo conceito de atuação política e pessoal se espalha pelo mundo: o Direito dos Animais. Ele se baseia no fato de que, se o homem quer ter seus direitos respeitados, deve ser coerente e tratar animais com dignidade e civilidade. Ou não poderemos nos chamar de civilizados.
Um número crescente de pessoas luta para que animais deixem de ser futilmente torturados em laboratórios e que touros não sejam sangrados até a morte em espetáculos públicos. Leões, elefantes e tigres vivem em horríveis condições nos circos de periferia, porém não elegem deputados e senadores. Galos são obrigados a se esfolar vivos nas rinhas, mas não conseguem se comunicar com chefes de reportagem e delegados de polícia. É preciso que alguns humanos façam isso por eles.
Uma grande campanha pública, que aconteceu entre 1986 e 1987, determinou que o Brasil não mais permitiria a caça à baleia em suas águas territoriais. É um exemplo de que dá para fazer alguma coisa. Na surdina, foi uma das campanhas políticas espontâneas mais bem-sucedidas das últimas décadas.

Extinção
Os homens não “inventaram” os animais. Não têm, portanto, o direito de acabar com sua existência. “Pelo ano 2020, 20% ou mais das plantas e animais da Terra estarão ameaçados”, avisa o doutor Gerard Bertrand, da Audubon Society. “É a maior extinção a curto prazo desde os dinossauros.”
Um inseto amazônico está lá por um motivo. Faz parte de um sistema que funciona há milhões de anos – uma fábrica de vida. Ao exterminar esse simples inseto, os humanos estão quebrando uma grande, complexa e frágil rede de seres interdependentes. Um inseto extinto não tem apenas importância na ordem natural das coisas. Ele pode ser a base de um remédio para a cura de alguma grave doença humana.
Cientistas estão começando a estudar a sério os hábitos dos grandes primatas africanos: para cada doença, os macacos procuram uma planta específica. Chegou a hora de aprender medicina com gorilas e orangotangos, que, portanto, precisam de seus “laboratórios” – seus hábitats – intactos e protegidos, para que possam revelar seus segredos à ciência humana.
Enfim, queimar e destruir a fábrica da vida não parece ser a melhor prova da nossa suposta racionalidade.

Dagomir Marquezi, que já em 1986 assinava uma coluna sobre ecologia num dos maiores jornais do Brasil, defendeu com unhas e dentes o fim da caça às baleias no país. No ano passado, como repórter de estimação da revista Playboy, passou um fim de semana numa jaula do zoológico de Sorocaba, interior de São Paulo. É um profissional raríssimo, em vias de extinção.

Daqui pra frente...

CENÁRIO NEGATIVO

Calcula-se que 17 500 espécies animais e vegetais desapareçam do planeta a cada ano, a maioria ainda desconhecida pelo homem. Com a destruição dos hábitats, especialmente nos trópicos, esse número crescerá, comprometendo processos naturais como a polinização e a reposição de nutrientes no solo.

CENÁRIO POSITIVO
Com a preservação dos ecossistemas e o sucesso de programas de repovoamento de espécies sob risco de extinção, os cientistas terão tempo para pesquisar melhor a diversidade biológica do planeta. Surgirão soluções surpreendentes para as doenças e outros desafios da humanidade.



Fonte: http://super.abril.com.br/mundo-animal/animais-nossos-caros-amigos-442100.shtml


CURIOSIDADE:


Você sabe que dia é hoje? Hoje é dia 4 de outubro, dia mundial dos animais. Mas você sabe por que o dia dos animais é comemorado nesta data?

É porque dia 4 de outubro também é dia de São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais.

Lembrem-se, não só no dia mundial dos animais, como todos os dias, que os animais não podem se defender sozinhos e que muitos são os crimes a que são submetidos sem a menor piedade. Nunca deixe de ajudar um animal que precise, ele ficará grato a você para toda a vida!