terça-feira, 10 de abril de 2012

Oceanos de lixo!

Bom dia,

Pesquisando no site da Superinteressante, achei essa matéria da hora, falando sobre a poluição dos oceanos. Vale a pena conferir.

Segue postagem  na íntegra:

A ilha de lixo 

O mar está cada vez mais poluído. Mas um projeto quer transformar sujeira em moradia

por Lorena Verli

No meio do oceano Pacífico, fica o maior lixão do mundo - são 4 milhões de toneladas de garrafas e embalagens, que foram empurradas para lá pelas correntes marítimas e formam um amontoado de 700 mil km2 (duas vezes o estado de São Paulo). Um desastre - mas que pode virar uma coisa boa. Uma empresa da Holanda quer coletar todo esse plástico e reciclá-lo para fazer uma ilha artificial, de aproximadamente 10 mil km2 (equivalente a uma cidade como Manaus) e capacidade para 500 mil habitantes. Ela teria casas, lojas, praias, áreas de lazer e plantações - tudo apoiado numa base deplástico flutuante. Seus criadores acreditam que a ilha possa se tornar autossuficiente, produzindo a própria comida e energia. "Queremos levar o mínimo de coisas para a ilha. A principio, tudo será feito com o lixo que encontrarmos na área", diz o arquiteto Ramon Knoester. A cidade flutuante seria cortada por canais, para que as correntes oceânicas pudessem passar livremente (sem ameaçar a estabilidade da ilha).
O projeto já recebeu o apoio do governo holandês, mas não tem data para começar - ninguém sabe quanto a obra custaria, nem se é viável. "A ilha não é economicamente rentável. Nós a vemos apenas como uma maneira de limpar a poluição causada pelo ser humano", diz Knoester. Enquanto isso não acontece, toda a matéria-prima que seria usada nesse em-preendimento continua boiando. 



Lixão flutuante
Como é e onde fica a supermancha de lixo.
Onde: Oceano Pacífico. 
O que tem: 4 milhões de toneladas de plástico
Origem: 80% vêm dos continentes; 20% são jogados por navios

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Dia Mundial dos Animais de Rua!

Boa noite leitores,

É com muito prazer que venho divulgar este dia tão especial para nós que amamos, respeitamos e lutamos pelos animais!

Leia abaixo mais um pouco sobre esta data e reflita!




Hoje, 4 de abril é comemorado o Dia Mundial dos Animais de Rua. No dia 4 de outubro se comemora o dia de São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais.
São Francisco de Assis viveu na Itália entre os séculos XII e XIII. Durante a juventude levava a vida como um rico filho de comerciante. Então, converteu-se e passou a trabalhar com um grupo de discípulos (que ficaram conhecidos como franciscanos), todos devotos da pobreza evangélica.
O santo tinha uma relação muito especial com os animais. Há alguns anos o Papa João Paulo II decretou São Francisco de Assis como o padroeiro da ecologia, pelo reconhecido amor a todas as criaturas.
 Francisco de Assis foi sepultado em 4 de outubro de 1226 e canonizado em 1228. Em comemoração à data, durante este mês várias entidades de proteção animal organizam eventos sobre bem-estar animal e cerimônia de bênção aos animais.
Dias dos Animais
Com o passar do tempo, o homem passou a olhar o animal de forma humana, já que os mesmo sentem dor, medo, angústia, como qualquer pessoa.
Em dias atuais, ainda podemos presenciar atos desumanos e maus tratos aos bichos. Atos estes que vêm chamando a atenção de defensores de animais e também do poder público. As redes sociais também se tornaram um grande aliado no combate aos maus tratos.
Devemos aproveitar esta data para refletir sobre a importância e o bem que esses animais fazem e trazem para as nossas vidas. Alguns são até considerados como filhos pelo fato de darem um carinho incondicional aos seus donos
Quem ama os animais cuida, portanto nesta data e se possível todos os dias, alimente um cão de rua, apadrinhe uma castração, dê um lar temporário ou adote. Em caso de maus tratos nunca deixa de denunciar.
Lambeijos em todos :)


O Ciclo da Vida

Boa Noite leitores,

Hoje Dia da Poesia, não poderia deixar de compartilhar mais uma poesia de minha autoria! É do ano de 2009 e fala um pouco sobre o ciclo da vida e de como a vida passa e às vezes nem percebemos.

Leiam:



Os dias passam...
As crianças crescem
E seus filhos nascem
Viram pais

Os dias passam...
O sol nasce e morre
Assim como a lua
E o céu se renova

Os dias passam...
As cidades crescem
Os espaços diminuem
E a paisagem vira concreto

Os dias passam...
O mar e o ao renovam-se
Assim como o solo
E a Terra gira

Os dias passam...
As pessoas amam
Outras não
E o amor se transforma

Os dias passam...
Todos tem a felicidade
Mas alguns não a conhecem
E a vida continua

Os dias passam...
Mudamos de corpo e alma
Nascemos e morremos
Mas ainda somos aquelas mesmas crianças...


Autoria: Luênia Tavares (2009)